10/04/2021

VIDA É TROCA

 Me dá isso que eu te dou aquilo. Eis o princípio de tudo. Há muito tempo.

Desde o primeiro momento em que um ser vivente encontrou outro ser, vivemos de trocas.
Estou falando de seres humanos, ok?
O há muito acima referido quer dizer um tempo distante pra cacete! Anterior aos aminoácidos, ao Big Ben, ao Éden... Põe tempo nisso...!
Pronto. Esse é o mote para todas as arengas e conflitos da existência.
Os primeiros habitantes da Terra não sabiam falar, se expressar, conversar, enviar mensagens. Imagine a falta de comunicação! De lá pra cá, mudou alguma coisa? Bem... digamos que sim. Siiiim! (Quem discordar, pode levantar o dedo). Tudo bem, aprendemos bastante, hoje somos diferentes. De qualquer forma, apesar das lições aprendidas, o velho cacoete dos antepassados permaneceu, confere? E a lembrança do que éramos no princípio grudou na narrativa e ficou tatuado na memória mítica. Por isso somos assim: brutos e sensíveis, tradicionais e contemporâneos, tiranos e liberais e por aí vai... Né, não!? Se reparar bem diante do espelho, enxergará um antepassado... Nessa batida, Parmênides e Heráclito são dois vírus que nos convidariam para uma laive simultânea. Você duvida? Pode discordar, se quiser, mas pense bem no que está pensando....
Voltando às trocas: se você quer/precisa de uma coisa e eu quero/preciso de outra, pronto, podemos chegar a um acordo. Pode ser que no meio das nossas pretensões haja uma faísca geradora de oposição, conflito, mau termo, e isso possa gerar uma briga, uma intriga, uma revolução, uma guerra, uma exclusão do grupo, um cancelamento... Foi e é sempre assim em CNTP (condições normais de temperatura e pressão), seja no engenho ou na arte, na filosofia, na religião, na política, na sociologia, na economia, na história, na ética, na ideologia, na ciência, no egocentrismo, na psicanálise, no futebol, entre vizinhos, na família, na separação entre casais, na tríade advogado-pai/mãe-filhos-com-avó e até no pai/filho/espírito santo, amém.
Dessa maneira:
Me dá existência, te dou evolução.
Me dá teu tempo, teu dou mais valia.
Me dá tua dúvida, te dou crenças aos montes. (ou o contrário?)
Me dá tua fé, segue este caminho (Não olha pra trás!).
Me tá teu cotidiano, te presenteio um logaritmo.
Me dá teu ouvido, te dou meu discurso.
Me dá um :):) que te dou um 😣 ou kkkkkk...
Detalhe: há situações em que o melhor é dá um real em vez da confiança. Se acreditar em Deus, creia que a troca é/ou foi justa.
E segue o barco.
Quanto a devoluções: Aguarde! Estamos em obra.